2023


Prezado (a) aposentado (a) e pensionista, a São Francisco informa que no próximo dia 08 de dezembro realizará o pagamento da segunda parcela do Abono Anual (13º). Aqueles que receberam o adiantamento de 50% em junho terão o valor correspondente descontado do ABONO ANUAL. A Fundação informa ainda que o crédito dos benefícios de dezembro/2023 será antecipado para o 15 de dezembro.

Comentário do Gestor
Rentabilidade dos Planos
Outubro/2023

Depois de um outubro ruim para ativos de risco como um todo a grande dúvida do mercado financeiro é qual será a taxa de juros nos Estados Unidos e por consequência, o juro nos mercados globais. No Brasil, o mercado financeiro precifica um corte de 0,50% na taxa Selic, na reunião de 1⁰ de novembro para 12,25% a.a., e o boletim Focus de segunda-feira (30.10) apontou que a taxa Selic ao fim de 2023 continua em 11,75%. Já para o ano que vem, ela passou de 9% para 9,25%.

Enquanto isso, o mercado futuro precifica próximo de 11%, dando continuidade ao movimento ocorrido ao longo dos últimos meses diante das incertezas fiscais no Brasil. Esse movimento é reflexo sobre o compromisso do Governo em equilibrar as contas e a sustentabilidade da dívida pública.

Leia o Comentário Completo do Gestor

Alteração Percentual 2023 Codeprev

Prezado(a) participante, lembramos que conforme o disposto no parágrafo primeiro, do artigo 57, do Regulamento do Plano de Benefícios II, anualmente, o participante do CODEPREV poderá alterar o percentual de contribuição mensal para o seu Plano de Previdência Complementar.

A formalização da intenção de mudança do percentual de contribuição ocorrerá por meio do formulário disponível no menu principal "Planos e Serviços > Plano Codeprev > Requerimento Alteração Percentual" que deve ser preenchido, impresso, assinado e encaminhado para Unidade de Benefícios e Saúde Ocupacional, na Sede, ou para as Unidades de Gestão de Pessoas, nas Superintendências, até às 17h do dia 30 de novembro de 2023. O novo percentual de contribuição passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2024.

Leia o Comunicado Completo

Comentário do Gestor
Rentabilidade dos Planos
Setembro/2023

Novamente o mês de setembro foi negativo para os mercados ao redor do mundo. O S&P 500 acumulou queda de 4,85%, o Nasdaq -5,81%, o DAX (bolsa da Alemanha) -3,51%, fecharam no terreno negativo e o Ibovespa descolou do resto do mundo e fechou o mês positivo em 0,71%. Esse movimento de aversão a risco foi motivado principalmente pelo aumento do juro americano (Treasuries) que estão com rendimento, aproximadamente 4,58%, só visto antes em 2007. A razão para o pessimismo advém da percepção do mercado que o FED (Banco Central americano) vai manter as taxas de juros nos EUA mais altas por mais tempo, com possibilidade inclusive de novas altas ainda neste ano.

Leia o Comentário Completo do Gestor

Comentário do Gestor
Rentabilidade dos Planos
Agosto/2023

O ambiente negativo predominou no decorrer do mês de agosto, trazendo dúvidas em relação ao aumento da dívida pública brasileira. No mercado externo, especificamente nos Estados Unidos, permanece no radar dos investidores a necessidade do FED (Banco Central americano) em continuar elevando os juros de modo a conter a inflação por lá. Indicadores divulgados ao longo do mês também sinalizam que a economia chinesa está passando por uma desaceleração.

Nesse contexto, as taxas de juros do mercado futuro* apresentaram elevação, haja vista a possível elevação do endividamento público e como reação a esse ambiente, os investidores realizaram venda das ações em bolsa, o Ibovespa sofreu uma forte correção, desvalorizando 5,09% e o dólar se valorizou 3,8%.

Leia o Comentário Completo do Gestor

Prezado (a) Participante,

A Fundação São Francisco comunica que o Conselho Deliberativo, no dia 07 de agosto de 2023, deu posse ao administrador ROGÉRIO BRENAND PAZZIM como novo Diretor de Finanças. A posse ocorreu após a sua habilitação para o exercício do cargo junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC.

Leia o Comunicado Completo

SEMANA ENEF - 15 a 21 de maio

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.

A Semana ENEF conta com a participação de diversas instituições do país, e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.

A 10ª edição da Semana ENEF será realizada de 15 a 21 de maio de 2023. Seu tema central seguirá sendo a Resiliência Financeira.

Clique aqui e Conheça a Programação  

A FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO DE SEGURIDADE SOCIAL – SÃO FRANCISCO – entidade fechada de previdência complementar, CNPJ nº 01.635.671/0001-91, torna público, por intermédio do presente Comunicado de Processo Seletivo, o recrutamento e a seleção externa de membro de sua Diretoria Executiva, para o cargo de DIRETOR DE FINANÇAS, conforme especificações expressas neste Comunicado, no Estatuto, nas Resoluções CNPC nº 35/2019, de 20/12/2019 e n.º 39, de 30/03/2021 e na Instrução Normativa PREVIC nº 41, de 03/08/2021.

O processo seletivo será conduzido pela empresa SOMA DESENVOLVIMENTO HUMANO www.somadesenvolvimento.com.br(Comunicados/Editais) conforme comunicado de processo seletivo abaixo.

Comunicado de Processo Seletivo nº 001/2023  


A Fundação São Francisco, deseja à todas as mulheres um excelente dia. Desejamos que não somente hoje, mas todos os dias, que você seja reconhecida e amada. Do direito a igualdade de gênero até a participação na batalha por um mundo melhor de paz e harmonia. Nossa pequena homenagem aquelas que com carinho, dedicação e força, transformam e lutam por um dia melhor. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado dia internacional da mulher é comemorado desde o século XX. 

À todas as vencedoras de pequenas lutas diárias, Feliz Mês!

REVISÃO DO ESTATUTO

Prezado (a) participante, A SÃO FRANCISCO está promovendo a revisão do seu Estatuto Social buscando modernizá-lo e incorporar uma série de boas práticas e melhorias tidas como referência em instituições do segmento de Previdência Complementar Fechada.

O Estatuto vigente foi aprovado em 2002, o qual se adaptou às Leis Complementares nºs 108 e 109 de 2001, que regulamentam o Regime de Previdência Complementar.

As proposições de alteração do Estatuto têm por objetivo atualizar o documento, seja para melhorar a redação como para atender os dispositivos legais vigentes, mas principalmente visa aperfeiçoar a governança e permitir que a São Francisco seja multipatrocinada e possa administrar planos instituídos, de forma a tornar-se mais sustentável financeiramente e consequentemente prestar melhores serviços aos participantes e assistidos.

A seguir, destacamos as principais alterações propostas:

• adequação da denominação social da Fundação – De Fundação São Francisco de Seguridade Social para Fundação São Francisco de Previdência Complementar – a palavra “seguridade” engloba serviços não prestados pela Fundação.
• previsão de remuneração para os Conselheiros
• incorporação da figura do instituidor de forma a permitir a criação de planos de benefícios instituídos (por exemplo, plano família)
• previsão de multipatrocínio (gerenciar planos de outras organizações)
• ampliação do prazo dos mandatos dos diretores (de 2 para 4 anos) e definição de limite para as reconduções (apenas uma)
• previsão de intervalo mínimo de 2 (dois) anos para exercício de novo mandato no mesmo colegiado
• maior clareza com relação às competências envolvendo a movimentação de valores e contas bancárias
• regime de contratação do membro da Diretoria Executiva que não seja empregado de Patrocinador será de cunho estatutário

Em atendimento à legislação e ao dever de fazer uma gestão participativa e transparente, disponibilizamos abaixo um quadro comparativo entre o atual estatuto e o proposto. Caso haja alguma dúvida ou sugestão, pedimos que o faça no citado quadro na coluna "DÚVIDAS/SUGESTÕES" e nos envie para o email cvieira@franweb.com.br até o dia 15/03/2023.

Quadro Comparativo  

"Os participantes, aposentados e pensionistas dos planos de benefícios são a razão de existir da Fundação São Francisco!

Comunicado sobre a existência de investimentos na empresa Americanas S/A nas carteiras dos planos de benefícios geridos pela São Francisco.

A Diretoria Executiva esclarece aos participantes dos planos geridos pela Fundação São Francisco sobre a existência de investimentos em ativos da empresa Americanas S/A, caso bastante alardeado no mercado, e que culminou com o pedido dela pela Recuperação Judicial na justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Comunicado Completo  

DIA DO APOSENTADO!

Queridos amigos e amigas, Aqui na São Francisco, vocês são a nossa razão de existir! Muito mais que homenagear, agradecemos muito a todos por terem acreditado na nossa Fundação! A São Francisco pagou em 2022 cerca de R$ 61 milhões em benefícios para 893 aposentados e pensionistas. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para assegurar o fiel cumprimento dos nossos compromissos previdenciários junto a você e sua família!


PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO – BD I - REAJUSTE DOS BENEFÍCIOS E AJUSTE DAS CONTRIBUIÇÕES

Prezado (a) participante, Visando à preservação do valor real dos benefícios, os aposentados e pensionistas do Plano de Benefícios - BD I da São Francisco terão seus benefícios reajustados neste mês de janeiro/2023, nos termos do artigo 50, do Regulamento do referido Plano, mediante a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do IBGE, que no acumulado de janeiro a dezembro de 2022 foi de 5,93%.

Comunicado Completo  

2022

ABONO ANUAL (13º)

Prezado (a) aposentado (a) e pensionista, a São Francisco informa que no próximo dia 09 de dezembro realizará o pagamento da segunda parcela do Abono Anual (13º) dos Planos BD e Saldado aos aposentados e pensionistas. Aposentados e pensionistas que receberam o adiantamento de 50% em junho terão o valor correspondente descontado do abono. A Fundação informa ainda que o crédito dos benefícios de dezembro/2022 será antecipado para o 16.

Prezado (a) Participante,

A Fundação São Francisco, em sua estratégia de se aproximar ainda mais dos participantes dos planos de benefício, realizou uma apresentação no dia 17 de novembro na 1ª Superintendência Regional – 1ª SR, localizada em Montes Claros/MG. Além dos empregados da sede da SR, participaram, por videoconferência, as equipes lotadas nos escritórios de apoio e de representação.

Para o Diretor-Superintendente da São Francisco, Maurício Pietro da Rocha, o evento foi uma excelente oportunidade para ouvir os participantes, prestar esclarecimentos e reforçar a importância da previdência complementar para se ter uma aposentadoria com mais qualidade de vida.

A pedido dos participantes da 1ª SR, foram abordados temas relacionados à gestão do Plano de Benefício Codeprev. O Diretor de Finanças, Marcos André Prandi, explanou sobre a gestão da carteira de ativos, apresentando os métodos e técnicas adotadas e os resultados obtidos, bem como destacou o contexto econômico vivenciado nos últimos anos marcado pelos impactos gerados pela pandemia e pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Também, debateu com os participantes as vantagens e desvantagens para a adoção de perfis de investimentos.

O evento também contou com a participação do Gerente de Benefícios, Fábio Augusto Noronha, que abordou a gestão do fundo de risco, os benefícios financeiros de longo prazo ao se elevar o percentual de contribuição e o uso do simulador de benefícios do plano disponível no Portal do Participante.

Na estratégia de aprimorar a comunicação e o relacionamento com seus participantes, em 2023 serão realizados eventos presenciais nas demais Superintendências Regionais.

Agradecemos o apoio prestado pela Patrocinadora, representada especialmente pela Unidade Regional de Gestão de Pessoas - 1ª/GRA/UGP, da qual a equipe da São Francisco recebeu especial atenção.

É a Fundação São Francisco cada vez mais perto de você!

Mês de Conscientização Sobre a Saúde do Homem

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Dados sobre o câncer de próstata
Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Sintomas e fatores de risco
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Entre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos.

A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!

A Fundação São Francisco apoia as campanhas que contribuam para uma vida mais saudável e feliz de seus participantes e assistidos!

Fonte das informações: Site da Agência Nacional de Saúde Suplementar Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem — Português (Brasil) (www.gov.br)

ALTERAÇÃO PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO

Prezado (a) participante do CODEPREV, lembramos que conforme o disposto no parágrafo primeiro, do artigo 57, do Regulamento do Plano de Benefícios II, anualmente, o participante do CODEPREV poderá alterar o percentual de contribuição mensal para o seu Plano de Previdência Complementar.

A formalização da intenção de mudança do percentual de contribuição ocorrerá por meio do formulário disponível no menu principal "Planos e Serviços - Plano Codeprev - Requerimento Alteração Percentual" ou clicando >> AQUI << que deve ser preenchido, impresso, assinado e encaminhado para Unidade de Benefícios e Saúde Ocupacional, na Sede, ou para as Unidades de Gestão de Pessoas, nas Superintendências, até às 17h do dia 30 de novembro de 2022. Após processado passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2023.

A participação da CODEVASF no benefício é equivalente ao aporte feito pelo empregado até o limite de 8% (oito por cento) da remuneração individual, ou seja, para cada R$ 1,00 que você depositar no plano a CODEVASF colocará também outro R$ 1,00, motivo pelo qual os financistas entendem que vale a pena fazer a contribuição máxima ao Plano.

Você poderá aportar um percentual superior a 8% (oito por cento) de sua remuneração, entretanto a CODEVASF estará impossibilitada legalmente de acompanhar. As contribuições realizadas ao CODEPREV têm ainda a vantagem de serem dedutíveis na base de cálculo do imposto de renda mensal e anual, a última desde que utilize a declaração completa.

O Simulador de Benefícios da SÃO FRANCISCO, disponível no Portal do Participante, irá auxiliá-lo na sua tomada de decisão em relação a alteração do percentual de contribuição para o Codeprev.

A construção de um futuro com qualidade de vida depende de um bom planejamento financeiro com base em decisões tomadas no presente. Invista em você!

COMUNICADO PARTICIPANTES

Prezado (a) Participante,
A Fundação São Francisco comunica que o Conselho Deliberativo, no dia 15 de agosto de 2022, deu posse ao administrador MAURÍCIO PIETRO DA ROCHA como novo Diretor Superintendente. A posse ocorreu após a sua habilitação para o exercício do cargo junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC.

A cerimônia de posse foi realizada na Sede da Codevasf em Brasília com a presença dos membros do Conselho Deliberativo, Presidente do Conselho Fiscal e Diretoria da Fundação São Francisco. Representando a Patrocinadora CODEVASF, participaram o Diretor-Presidente da Codevasf; o Diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura e os Gerentes-executivos.

O presidente do Conselho Deliberativo Demétrios Rocha, agradeceu ao ex-Diretor Superintendente, Manoel Geraldo Dayrell, pelos serviços prestados à SÃO FRANCISCO e desejou sucesso ao dirigente empossado. O Diretor Superintendente empossado agradeceu a confiança do Conselho Deliberativo e ressaltou o compromisso de, juntamente com os demais diretores, realizar uma gestão voltada para o fortalecimento da Fundação em benefício dos participantes dos Planos de Previdência administrados pela SÃO FRANCISCO.

O Diretor-Presidente da CODEVASF, Marcelo Andrade Moreira Pinto, ressaltou a importância dos Planos de Previdência Complementar oferecidos pela empresa a seus empregados e, também, desejou sucesso ao novo dirigente na sua gestão à frente da SÃO FRANCISCO.

Maurício Pietro foi admitido na Codevasf em 2005, onde ocupou as funções de confiança de Chefe da Unidade de Monitoramento e Avaliação e Gerente de Planejamento e Estudos e Estratégicos. Na Fundação São Francisco vinha atuando como membro efetivo do Conselho Deliberativo desde 2016. A partir de 2020, foi eleito pelos seus pares para exercer a presidência do Conselho.

Durante o exercício dos seus mandatos no Conselho Deliberativo, realizou inúmeros cursos e participou de congressos no ramo da previdência complementar. Possui Certificado Profissional com Ênfase em Administração pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS e atualmente está cursando MBA em Previdência complementar fechada pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec.

COMUNICADO II

Prezado (a) Participante,
A Fundação São Francisco de Seguridade Social – SÃO FRANCISCO, comunica aos interessados que o Conselho Deliberativo, em sua 84ª reunião ordinária realizada em 21/06/2022, aprovou o nome do administrador MAURÍCIO PIETRO DA ROCHA para exercer o cargo de Diretor Superintendente. Em cumprimento ao que estabelece a legislação a documentação do administrador MAURÍCIO PIETRO DA ROCHA será encaminhada à PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar para que seja analisada e emitido o Certificado de Habilitação, pré-requisito para que o nomeado seja empossado e entre no exercício do cargo.

COMUNICADO

Prezado (a) Participante,
A Fundacão São Francisco de Seguridade Social – SÃO FRANCISCO, comunica aos interessados que encerrado o período de inscrição de candidaturas ao cargo de Diretor Superintendente, objeto do Edital nº 01/2022, apenas o participante MAURÍCIO PIETRO DA ROCHA se inscreveu.

A Comissão designada pela Decisão nº 01/2022, depois de analisar a documentação do candidato, atestou o preenchimento dos requisitos do edital e encaminhou para a deliberação do Conselho Deliberativo.

Prezado (a) Participante,
O Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação São Francisco de Seguridade Social – SÃO FRANCISCO, em cumprimento ao disposto na Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001, nas Resoluções CNPC nº 35/2019 e CNPC nº 49/2021 e no Estatuto Social da SÃO FRANCISCO, faz saber que no período de 06/06/2022 a 10/06/2022 estarão abertas as inscrições de candidatos, participantes de qualquer um dos Planos de Benefícios, administrados pela SÃO FRANCISCO, com qualificação técnica (conhecimento, experiência e formação) para exercer o cargo de Diretor Superintendente da SÃO FRANCISCO, na Sede da instituição em Brasília/DF, conforme Edital de Convocação 001/2022 e respectivo calendário.

Edital de Convocação  
Calendário  
Declaração e Termo de Compromisso  
Modelo Currículo  
Ficha de Inscrição  

Relatório Anual - Exercício de 2021

Prezado (a) Participante,
A SÃO FRANCISCO disponibilizou na sua página eletrônica o Relatório Anual de Informações (RAI) do ano de 2021, na versão completa, resumida e um vídeo institucional sobre os principais resultados. O RAI atende a disposições constantes na Resolução CNPC nº 32/2019 quanto a divulgação pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, de informações aos Participantes e Assistidos, Patrocinadora, Conselhos Deliberativo e Fiscal e demais interessados, dos resultados da gestão dos Planos de caráter previdenciário que a São Francisco administra. Encontram-se anexos ao RAI os Demonstrativos Atuariais dos Planos de Benefícios e Informações Contábeis (Demonstrações e Notas Explicativas e Relatório de Auditoria Independente).

Relatório Completo   Relatório Resumido

OFÍCIO Nº 16/2022-PRCD

Esclarecimento de Dúvidas sobre o Codeprev

Prezado (a) Participante,
Refiro-me ao Ofício nº 001/2022, de 23/03/2022, no qual participantes do Plano de Benefícios II (Codeprev) da 1ª Superintendência Regional, fazem uma série de considerandos e ao final solicitam ao Conselho Deliberativo da Fundação São Francisco informações sobre a governança, resultados e processo decisório que envolve a alocação de recursos do Codeprev.

Ofício nº 16/2022-PRCD  

Eleições 2022 - Apuração e Resultado

Prezado (a) Participante,
A Fundação São Francisco comunica a todos os interessados o RESULTADO do processo eleitoral, que culminou com a eleição dos seguintes candidatos ao Conselho Deliberativo e Fiscal da Entidade:

CONSELHO DELIBERATIVO: FREDERICO ORLANDO CALAZANS MACHADO: 237 VOTOS

CONSELHO FISCAL: ROBERTA FERNANDES LIMA: 297 VOTOS

Boletim de Urna - Resultado dos Votos Apurados  
ATA (407ª) RODIREX - Resultado Eleições  

Relatório Anual - 2021

Prezado (a) Participante,
Já foi disponibilizado na página eletrônica da SÃO FRANCISCO o Relatório Anual de Informações (RAI) do ano de 2021. O RAI atende a disposições constantes na Resolução CNPC nº 32/2019 quanto a divulgação pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, de informações aos Participantes e Assistidos, Patrocinadora, Conselhos Deliberativo e Fiscal e demais interessados, dos resultados da gestão dos Planos de caráter previdenciário que a São Francisco administra. Encontram-se anexos ao RAI os Demonstrativos Atuariais dos Planos de Benefícios, Informações Contábeis, tais como: Demonstrações e Notas Explicativas e o Relatório de Auditoria Independente.

Leia o Relatório Completo  

Reajuste dos Benefícios e Ajuste das Contribuições - PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO – BD I

Prezados (as),
Os aposentados e pensionistas do Plano de Benefícios - BD I da São Francisco terão seus benefícios reajustados neste mês de janeiro/2022, nos termos do artigo 50, do Regulamento do referido Plano, mediante a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do IBGE, que no acumulado de janeiro a dezembro de 2021 foi de 10,16%.

Quanto a gestão dos recursos garantidores do Plano de Benefícios é do conhecimento de todos, que em virtude da pandemia do Covid 19, a São Francisco se deparou nos anos de 2020 e 2021 com profundas mudanças no cenário macroeconômico global que impactaram negativamente os investimentos, invertendo o resultado superavitário alcançado no fechamento do exercício de 2020.

Os eventos negativos impuseram à direção da São Francisco a adoção de medidas de recuperação do equilíbrio atuarial do Plano BD I, dentre elas o incremento da contribuição normal, incidente sobre o valor do benefício de suplementação, no percentual de 4,2%, a partir de janeiro/2022.

As medidas corretivas estão suportadas em estudos técnicos específicos elaborados pelo atuário responsável pelo Plano de Benefícios.

A adoção do ajuste da contribuição recomendada pelo Atuário visando o reequilíbrio do Plano é imposta pela legislação não restando aos dirigentes senão adotá-la.

Esclarecemos que o Plano de Benefícios é avaliado anualmente pelo atuário responsável e que, havendo a reversão desse déficit, o reajuste incidente sob a contribuição ora implementado, será revisto.

2021

Edital da Convocação - AVISO

O Diretor-Superintendente da Fundação São Francisco de Seguridade Social – SÃO FRANCISCO, em cumprimento ao disposto na Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001, e no Estatuto da Fundação, faz saber que no período de 04/01/2022 a 14/01/2022 estarão abertas as inscrições de candidatos para as eleições de 01(um) representante dos Participantes Ativos e Assistidos para o Conselho Deliberativo e de 01(um) representante dos Participantes Ativos e Assistidos para o Conselho Fiscal.

Poderão concorrer todos os Participantes Ativos e Assistidos dos Planos de Benefícios administrados pela SÃO FRANCISCO, em gozo de seus direitos estatutários, nos termos do Edital de Convocação e do Regulamento Eleitoral.

O Edital de Convocação, o Regulamento Eleitoral e os modelos de requerimento de inscrição de candidatos, encontram-se à disposição dos interessados na página da FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO, no endereço www.franweb.com.br, banner “eleições 2022” ou no link abaixo.

 

Comunicado aos participantes do plano CODEPREV

Prezados (as),

Estamos atravessando tempos difíceis e, temos nos empenhado, dando o melhor de nós, no sentido de rentabilizar as cotas do plano, todavia, os mercados não estão reagindo como pensado, ao menos não no Brasil. Nos EUA a história é bastante diferente, o mercado segue pujante, tendo quebrado em algumas oportunidades os maiores índices já atingidos pela bolsa.

Como já divulgamos em outras oportunidades, a forma de construir o portifólio mais adequado é pelo direcionamento das Políticas de Investimentos, e elas são construídas depois de estudos técnicos denominados “moderna teoria dos portifólios”. Essa teoria posta em prática nas revisões anuais das carteiras dos planos, busca a carteira na qual a relação risco x retorno se apresenta na melhor relação, entre diversas probabilidades de ocorrência. Não por acaso, no meio deste exercício foram selecionados bons fundos de investimento no exterior, com objetivos definidos de busca de retornos em ativos de Renda Fixa e Renda Variável. Retornos produzidos por ativos negociados principalmente nos EUS e Europa. O desempenho obtido desde aplicação, do meio do ano até outubro foi 6,49%, contra os demais segmentos que fecharam de janeiro a outubro: Renda fixa -1,42%; Renda Variável -5,70%; Estruturado 4,26%.

No tocante ao desempenho dos demais segmentos, todos direcionados para o mercado interno, o resultado foi frustrante, mesmo as NTN’s que trouxeram muitas alegrias até 2019/20, amargaram desempenhos desanimadores, e pioraram em 2021, arrastando o desempenho anual da renda fixa para um acumulado negativo como colocado acima. Claramente o mercado doméstico frustrou completamente os mais pessimistas, pois, não houve um porto seguro.

Toda essa história está publicada em nosso site através dos históricos de rentabilidade que mensamente os atualizamos, porém, este mês de outubro o impacto foi de maior magnitude, e mereceria uma apresentação mais clara.

O desempenho negativo fez com que a cota do plano sofresse desvalorização de 3,59% passando de R$ 2,418262 em setembro para R$ 2,33135853 em outubro. No acumulado de 2021 a desvalorização atingiu 4,24%.

Por que investir em previdência é o passo acertado?

Considerado o longo prazo, em 8 anos, 11/2013 a 10/2021, a cota embute ganho da ordem de 133,52%. Se acha pouco, lembre-se que o objetivo era remunerá-la a taxa equivalente de INPC+3,50% a.a., ou seja, 108,34%, portanto, o objetivo ficou menor que a realização em 25,18 pontos percentuais.




Prezado (a) aposentado (a) e pensionista,

A São Francisco informa que no próximo dia 10 de dezembro realizará o pagamento da segunda parcela do Abono Anual (13º) dos Planos BD e Saldado aos aposentados e pensionistas. Aposentados e pensionistas que receberam o adiantamento de 50% em junho terão o valor correspondente descontado do abono. A Fundação informa ainda que o crédito dos benefícios de dezembro/2021 será antecipado para o 17.

Prezado (a) participante do CODEPREV, lembramos que conforme o disposto no parágrafo primeiro, do artigo 57, do Regulamento do Plano de Benefícios II, anualmente, o participante do CODEPREV poderá alterar o percentual de contribuição mensal para o seu Plano de Previdência Complementar.

A formalização da intenção de mudança do percentual de contribuição ocorrerá por meio do formulário disponível no menu principal "Planos e Serviços - Plano Codeprev - Requerimento Alteração Percentual" ou clicando >> AQUI << que deve ser preenchido, impresso, assinado e encaminhado para Unidade de Benefícios e Saúde Ocupacional, na Sede, ou para as Unidades de Gestão de Pessoas, nas Superintendências, até às 17h do dia 30 de novembro de 2021. Após processado passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2022.

A participação da CODEVASF no benefício é equivalente ao aporte feito pelo empregado até o limite de 8% (oito por cento) da remuneração individual, ou seja, para cada R$ 1,00 que você depositar no plano a CODEVASF colocará também outro R$ 1,00, motivo pelo qual os financistas entendem que vale a pena fazer a contribuição máxima ao Plano.

Você poderá aportar um percentual superior a 8% (oito por cento) de sua remuneração, entretanto a CODEVASF estará impossibilitada legalmente de acompanhar. As contribuições realizadas ao CODEPREV têm ainda a vantagem de serem dedutíveis na base de cálculo do imposto de renda mensal e anual, a última desde que utilize a declaração completa.

O Simulador de Benefícios da SÃO FRANCISCO, disponível no Portal do Participante, irá auxiliá-lo na sua tomada de decisão em relação a alteração do percentual de contribuição para o Codeprev.

A construção de um futuro com qualidade de vida depende de um bom planejamento financeiro com base em decisões tomadas no presente. Invista em você!



Prezado(as), Num cenário de longevidade crescente, associado a dinâmica do mercado de trabalho, a SÃO FRANCISCO tem procurado conscientizar os empregados da sua patrocinadora a respeito da importância do benefício corporativo de “Previdência Complementar”, disponibilizado por meio do Plano de Benefícios denominado Codeprev. Nesse sentido a SÃO FRANCISCO em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoas tem realizado uma série de palestras para a Sede e Superintendências Regionais envolvendo aspectos de educação previdenciária e financeira.

O treinamento e as palestras ministradas pelo Gerente de Benefícios da São Francisco Fábio Noronha foram realizados nos dias 23/06/2021, 02/09/2021, 16/09/2021 e no dia 07/10/2021, e já estão surtindo os resultados esperados, pois até o momento já foram contabilizadas 49 novas adesões ao Codeprev.

Estamos disponibilizando a apresentação para você que perdeu ou não teve oportunidade de participar de um dos eventos. Conheça também os benefícios e vantagens que esse plano de previdência complementar pode lhe proporcionar por meio da cartilha do CODEPREV, disponível aqui no site da São Francisco.

Não perca a oportunidade de fazer sua adesão.

A Previdência Complementar e o papel da SÃO FRANCISCO

Prezado(a) Participante, “No dia 23/06/2021, a Unidade de Benefícios da Codevasf, em parceria com a Fundação São Francisco, ministrou palestra para 33 técnicos da Sede, Superintendências Regionais e Escritórios sobre a importância do benefício “Previdência Complementar” e o papel da São Francisco na gestão dos Planos de Benefício, com foco no Plano CODEPREV. Estamos disponibilizando a apresentação, o vídeo e a cartilha do CODEPREV para você que perdeu ou não teve oportunidade de participar do evento. Confira.”

Um promissor diálogo técnico-científico entre Brasil e França na área de gestão de recursos hídricos - uma homenagem aos 46 anos da Codevasf.

“No dia 18 de março, o empregado da Codevasf e Conselheiro da São Francisco, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, lançou o livro “Luzes do Farol de Cordouan para o Rio São Francisco”. A obra homenageia a Codevasf por seus 46 anos, resgata ações das antecessoras e apresenta uma reflexão sobre a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas da França e do Rio São Francisco.

A obra, publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise) e comercializada pela Livraria Escariz, é resultado de um intercâmbio técnico realizado na França em 2019, quando o autor visitou agências de águas e companhias de desenvolvimento locais”.

Prezado(a) Participante, Informamos que o Comprovante de Rendimentos, dos aposentados e pensionistas, para fins de Declaração do Imposto sobre a Renda, ano-canlendário 2020, encontra-se disponível no Portal do Participante - Área Restrita.

O Acesso pode ser feito pelo site da fundação ou pelo dispositivo móvel (celular ou tablet) usando o aplicativo nos formatos IOS e Android.

Google Play Apple Store

Lançada "Cartilha de Educação Financeira para Idosos".

Material orienta aposentados e pensionistas sobre a importância do crédito consciente.

A Secretaria de Previdência lançou a cartilha “Educação Financeira para Pessoas Idosas - Guia para aposentados e pensionistas do INSS”, para disseminar princípios de educação financeira que auxiliem em tomadas de decisões mais conscientes com relação ao uso de recursos financeiros.

Acesse a cartilha clicando na imagem abaixo

Benefícios dos Planos BD – I e Saldado – III são reajustados em 5,45%

Os aposentados e pensionistas dos Planos I e III terão reajuste de 5,45% no valor dos benefícios a partir deste mês de janeiro/2021. O índice corresponde ao INPC acumulado para o período de janeiro a dezembro do ano de 2020, indexador desses planos da SÃO FRANCISCO, divulgado pelo IBGE. O reajuste dos benefícios dos planos I e III é anual e sempre é feito no mês de janeiro.

2020

Whatsapp, uma nova maneira de conversar com a São Francisco... É simples, você só precisa adicionar o número 08007225253 à sua lista de contatos ou clicar nos links disponíveis em nosso site.

Semana ENEF: Abrapp divulga Guia de Educação Financeira "Futuros Poupadores"

Entre as ações que a Abrapp está promovendo durante a 7º Semana Nacional de Educação Financeira - Semana ENEF está a divulgação do Guia de Educação Financeira - "Futuros Poupadores" , elaborado pela Comissão Técnica Nordeste de Estratégias e Criação de Valor da Associação.

Acesse o Guia clicando na imagem abaixo

A ABRAPP – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar está realizando, no período de 16 a 19/11/2020 o "41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada”, já consagrado como grande evento anual. Em razão da pandemia, está ocorrendo totalmente em ambiente web.

O Congresso é o principal evento do seguimento e conta com a participação das maiores autoridades no assunto, tanto da iniciativa privada como de órgãos governamentais, promovendo debates sobre as melhores práticas e ideias relacionadas a Previdência Complementar.

Visando a qualificação do seu corpo funcional e dos órgãos diretivos, a SÃO FRANCISCO em parceria com a Codevasf viabilizou a participação dos seus empregados, dirigentes e membros efetivos e suplentes do Conselho Deliberativo e Fiscal, no referido evento.

Simulador de Benefícios do Codeprev - App liberado

Prezado Participante, as boas novas não param de chegar.

As lojas App Store e Google Play Store já disponibilizaram a nova versão do App da São Francisco. Isso significa que você terá ao alcance de suas mãos, pelo seu dispositivo móvel, o SIMULADOR DE BENEFÍCIOS do Plano Codeprev.

A construção de um futuro com qualidade de vida depende de um bom planejamento financeiro com base em decisões tomadas no presente.
Invista em você!
Google Play Apple Store

Simulador de Benefícios do Plano Codeprev

Temos uma grande novidade para você! No Portal do Participante – Área Restrita, foi disponibilizado um SIMULADOR DE BENEFÍCIOS. Quanto a utilização do simulador no App da São Francisco, teremos que aguardar alguns dias para a validação das alterações pelas lojas AppStore e Google Play Store.

Com esse simulador você poderá:

• Projetar o saldo da sua conta previdenciária junto ao Codeprev com base:
• Na sua idade
• No percentual de contribuição escolhido
• Tempo de contribuição até a sua aposentadoria
• Aporte financeiro na data da simulação
• Projetar o valor do benefício mensal:
• no prazo de recebimento escolhido no momento da simulação
• no prazo de recebimento escolhido no momento da simulação, porém, considerando o saque de até 25% do saldo da sua conta previdenciária junto ao Codeprev

O simulador vai, ainda, auxiliá-lo na sua tomada de decisão em relação a alteração do percentual de contribuição para o Codeprev. Lembrando que a opção de alteração deste percentual de contribuição deverá ser encaminhada para a São Francisco até novembro/2020 e sua aplicação se dará a partir de janeiro/2021.

A construção de um futuro com qualidade de vida depende de um bom planejamento financeiro com base em decisões tomadas no presente. Invista em você!

COMUNICADO - Desempenho dos Planos da Fundação São Francisco

Prezado (a) Participante,

Alguns participantes dos Planos da São Francisco têm demonstrado apreensão com o resultado dos investimentos dos recursos diante da crise instalada no País em decorrência da pandemia da Covid-19.

Visando esclarecer dúvidas que acreditamos ser comum a todos os participantes compartilhamos as respostas às perguntas dirigidas à São Francisco a respeito da gestão e investimentos dos Planos de Previdência Complementar. O interesse em acompanhar o desempenho dos Planos é um comportamento que estimulamos e apreciamos. Atender aos nossos participantes além de obrigação faz com que aumente nossa responsabilidade.

Leia o Comunicado Completo  

Prezado (a) Participante,

O Relatório Gerencial trimestral é um mecanismo de acompanhamento, avaliação e prestação de contas da Diretoria Executiva da Fundação São Francisco aos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e aos participantes ativos e assistidos dos Planos de Benefícios.

Leia o Relatório Completo  

Relatório Anual Exercício de 2019

Nossa responsabilidade é grande! Encerramos o exercício de 2019 com um patrimônio total de R$ 968,8 milhões!

Informe aos Participantes
Valor da Cota - CODEPREV

Prezado (a) Participante,

Há uma crise mundial provocada pela COVID-19, que além de afetar a nossa rotina diária gerou uma turbulência nos mercados internos e externos. É importante lembrar que todos os mercados são voláteis e que nesses últimos 6 anos de existência do Codeprev, não obstante os cenários desafiadores, o retorno dos investimentos tem sido muito acima da taxa referencial (INPC + 3,5% a.a.), como exemplo cito o ano de 2019 onde o rendimento acumulado no ano foi 23,47%. É importante esclarecer que o valor da cota do plano CD possui variação mensal, que ocorre conforme o retorno obtido pelas variações nos preços dos ativos financeiros da carteira de investimento do Plano. Valores negativos que porventura venham a ser observados no extrato são decorrentes do atual cenário e essa “perda” só é concretizada em caso de resgate dos recursos no momento de desvalorização da cota. Os recursos do Plano CD estão predominantemente alocados no segmento de renda fixa, contudo, no atual cenário até os títulos públicos, considerados ativos mais seguros, foram impactados. Cabe lembrar que o plano de previdência tem um horizonte de investimento de médio a longo prazo, o que significa que, ao longo do tempo, essas desvalorizações pontuais tendem a suavizar. A diretoria da São Francisco está acompanhando com atenção os desdobramentos da crise de forma a atuar e realizar os ajustes necessários de forma responsável e transparente, sem perder a visão de longo prazo que caracteriza um plano de previdência.

Se você ainda não leu o “Comunicado aos participantes”, publicado neste site em 23/04/2020, é importante que leia. O texto trata do atual momento da economia mundial contextualizando a performance do Codeprev em relação a outros planos de previdência privada oferecidos pelo mercado e mostra como que a estratégia adotada pela São Francisco de diversificação dos ativos se mostrou a mais correta ao diminuir o impacto das perdas e preservar a capacidade de pagamento dos benefícios contratados.

Prezado (a) Participante,

Em razão da crise provocada pela Covid-19, a Fundação São Francisco tem sido procurada por participantes assistidos buscando informações sobre a possibilidade de antecipação do pagamento do benefício do Abono Anual (13º).

Sobre o assunto a São Francisco informa que está mantida a programação do pagamento, a título de adiantamento, de 50% do valor do abono anual, para o mês de junho, para os assistidos dos Planos BD I e Saldado. Esclarecemos que a instituição está impossibilitada de antecipar o cronograma de pagamento do abono anual tendo em vista que os recursos que farão face a essa despesa encontram-se alocados em investimentos que seguem uma programação específica, de forma que o resgate nesse momento acarretará perdas significativas.

Prezado (a) Participante,

Algumas colocações sobre a atual crise mundial provocada pela COVID-19, porém, inicialmente, nossa intenção é: desejar a você e familiares muita saúde e tranquilizá-lo quanto à preservação do seu benefício no presente e no futuro.

O ano de 2019 registrou um excelente retorno dos investimentos. As carteiras dos Planos obtiveram rendimentos bem superiores as metas atuariais, não obstante os cenários desafiadores. Com a queda nas taxas de juros foi necessário promover mudanças nas políticas de investimentos visando buscar maior diversificação dos ativos.

Em síntese os Planos de Benefícios administrados pela Fundação São Francisco apresentaram os seguintes resultados consolidados no ano de 2019:


Seja em qual plano você estiver vinculado, a notícia que temos é que a desvalorização dos ativos foi considerável, mas não antevemos qualquer problema que indique, hoje, a necessidade de ajustes no curto prazo.

Leia o Comunicado Completo  

Prezado (a) Participante,

O Relatório Gerencial anual tem por objetivo atender as disposições constantes da Resolução CGPC nº 23, de 06 de dezembro de 2006 quanto a divulgação, acompanhamento, avaliação e prestação de contas da Diretoria Executiva da São Francisco à Patrocinadora, aos Conselhos Deliberativo e Fiscal e aos participantes ativos e assistidos dos Planos de Benefícios.

Leia o Relatório Completo  

Investimentos dos Planos

A turbulência dos mercados internos, como também externos, são decorrentes de acontecimentos mundiais, os quais geram o momento de grande instabilidade vivido nestas últimas semanas.

Todos os mercados são voláteis, sem exceção, entretanto, aqueles de maior liquidez normalmente antecipam os acontecimentos, tendo variações maiores que a razão poderia prever. Pode-se utilizar a frase popular que define o “bolso” como a parte mais sensível do corpo, e assim sendo, se a análise indica algo bom, a ambição espera sempre mais, ao contrário, se for ruim, bem, “farinha pouco meu pirão primeiro”.

O mundo ficou mais pobre, isso mesmo, todo o mundo. A riqueza dos poupadores foi reduzida de forma global e abrupta. Alguns escritores criaram livros de ficção tentando identificar uma possível ocorrência de contágio de todas as economias e nações (para quem aprecia, recomendo a leitura do livro escrito por Ivan Sant'Anna, nascido no Rio de Janeiro, 1940, sob o título Os mercadores da noite, (BM&F, 1996; Rocco, 1997; Sextante, 2008, Arqueiro, 2015, Inversa 2017), talvez o que se viu nesta semana foi uma história a ser contada nos futuros livros como um marco do século XXI.

Leia o Comunicado Completo  

Investimentos dos Planos - Coronavírus

Em novembro/2019 a São Francisco finalizou o cenário prospectivo que embasou o planejamento de investimento dos planos de benefícios BD, Codeprev e Saldado. Naquele momento a bolsa de valores se encontrava em 108.233 pontos e os estudos apontavam que ao final do exercício de 2020 haveria um crescimento da ordem de 15,45%, ou seja, a previsão de fechamento do índice Bovespa para 2020 seria de 124.955 pontos.

Hoje, 06/03/2020, o jornal Valor, no caderno Valor Investe, estampa em sua manchete: - “Coronavírus: Analistas cortam projeção do Ibovespa em 5 mil pontos, em média.” Consta da matéria, o quadro abaixo, que apresenta a comparação entre o que era esperado no final de 2019 e a nova projeção a partir do Coronavírus.


É importante destacar o cuidado da São Francisco em construir o cenário prospectivo, em novembro/2019, de forma conservadora dentro das hipóteses viáveis. O resultado é que a base de formação das Políticas de Investimentos dos Planos de Benefícios se mostrou perfeitamente adequada, não havendo a necessidade de se promover, agora, a sua revisão.

Aliás, essa foi a conclusão, ontem, na reunião da Comissão de Risco da Fundação São Francisco. Na manhã de hoje, a informação do citado jornal, vem ratificar a decisão tomada quanto a desnecessidade de se promover a revisão dos estudos que posicionaram a atuação estratégica dos investimentos.

Manifestamos nossa confiança em nossos estudos e a expectativa de que os resultados previstos serão alcançados.

Comprovante de Rendimentos 2019

Prezado (a) participante, Informamos que o Comprovante de Rendimentos para fins de Declaração do Imposto sobre a Renda, ano-calendário 2019, encontra-se disponível no Portal do Participante ou pelo dispositivo móvel (celular ou tablet) usando o aplicativo nos formatos IOS e Android.